Compras pela internet? Observe alguns cuidados

A internet é um meio rápido e prático de fazer compras e fugir da aglomeração das lojas. Do aconchego da sua casa, com calma, você pesquisa preços, produtos e condições de pagamento, até chegar à melhor escolha.

Tanta praticidade, no entanto, exige alguns cuidados com a segurança, sobretudo na hora de efetuar o pagamento. Confira as dicas:

  • procure comprar em lojas virtuais conhecidas ou indicadas por amigos. Digite sempre o endereço fixo do estabelecimento e busque selos de segurança na página da internet.
  • verifique as chaves de segurança do site, como símbolo do cadeado fechado na barra inferior ou no endereço (URL) que começa com https://. Estes sinais indicam que somente você e o estabelecimento podem ver a informação relacionada ao pagamento.
  • antes de fechar negócio, verifique as políticas de entrega e devolução para se certificar que o produto pode ser devolvido, caso não se encontrem em condições satisfatórias.

Natal pede atenção redobrada

Segundo a Febraban, na época de Natal há um aumento médio de 10% no volume de transações realizadas pelos canais digitais

Segundo a Febraban, na época de Natal há um aumento médio de 10% no volume de transações realizadas pelos canais digitais nas principais instituições financeiras do País – cerca de 300 milhões de operações. Este é um dos períodos do ano em que os consumidores mais recorrem aos serviços bancários para realizar transações financeiras.

Por mais que os bancos façam investimentos expressivos para garantir a segurança e o sigilo das transações realizadas nos canais de atendimento (cerca de R$ 2 bilhões por ano), o consumidor precisa fazer sua parte.

Por mais que os bancos façam investimentos expressivos para garantir a segurança e o sigilo das transações realizadas nos canais de atendimento (cerca de R$ 2 bilhões por ano), o consumidor precisa fazer sua parte. A Febraban orienta os clientes a ficarem sempre atentos, principalmente nesta época do ano:

  1. Ao comprar presentes pela internet, tenha certeza de que o site que está utilizando é o verdadeiro.
  2. Prefira digitar o endereço diretamente no navegador a usar um site de busca.
  3. Desconfie de promoções com descontos excessivos. Procure certificar-se de que não se trata de uma armadilha.
  4. Ao receber um boleto para pagamento, seja pelo Correio ou eletronicamente, verifique se
  5. Não use redes wireless (Wi-Fi) desconhecidas ou em locais públicos para efetuar transações bancárias. Se precisar fazer transações em trânsito, prefira usar a rede 3G.
  6. Em casa, mantenha sempre sua rede Wi-Fi protegida por senha e altere a senha do seu
  7. Cuidado com mensagens comemorativas contendo links. Muitas mensagens desconhecidas podem ter programas maliciosos que, ao serem instalados, tornam vulnerável o computador ou smartphone.
  8. Lembre-se: nunca informe seus dados pessoais e senhas em canais que não sejam os oficiais do seu banco, tampouco por solicitações telefônicas.